
Museu de Território.
Procurando um devir para o Douro auspicioso, pretende o Museu do Douro registar, estudar e actuar no tecido extremamente complexo, que é a Região Demarcada do Douro.
Se registar, estudar e expor são princípios metodologicamente muito testados e avalizados, a implementação de princípios activos no tecido social e físico da região terá que ser mais inventiva.
O próprio princípio de Museu de Território exige uma permanente adaptabilidade a todas as circunstâncias e factos que interagem na Região.
Ao introduzir uma grelha de núcleos do Museu do Douro nos Municípios da Região Demarcada e dar a cada um deles uma especificidade, estamos a contribuir para a coesão que, quer a nível interno como externo, é vital para a afirmação da marca «Douro».
Ao divulgar as figuras, poetas, enólogos, pintores… estamos, para além da coesão, a promover o orgulho (esperemos não chauvinista) duriense.
É esta, basicamente, a tarefa do Museu do Douro: arquivos, biblioteca, colecções, exposições, edições de todo o tipo são o seu suporte.
Régua, 12 de Maio de 2008
Fernando Maia Pinto
Director do Museu do Douro
Sem comentários:
Enviar um comentário