quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Douro como destino de turismo de excelência

O Vale do Douro obteve a classificação de excelência em sete das 14 categorias analisadas pelo Centro Mundial de Excelência dos Destinos. A segurança foi apresentada como um ponto forte, e o marketing como um ponto fraco.

Assinado o Pacto para a Excelência do Turismo do Douro, após a avaliação feita pelo Centro Mundial de Excelência dos Destinos (CED), entidade reconhecida pela Organização Mundial do Turismo (OMT), sabe-se que muito há ainda a fazer. Das 14 categorias analisadas, sete tiveram classificação de excelente, duas de desempenho elevado, duas médio e três fracos (ver caixa).

Mesmo assim, o secretário-geral da OMT, Francisco Frangialli, afirmou que "o Douro ainda não tem a importância de outros destinos mais conhecidos, mesmo em Portugal, mas está a trabalhar muito e a investir para se colocar num nível elevado de qualidade".

Carlos Lage, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) sublinhou que esta avaliação "é um selo de garantia de excelência que servirá de promoção da imagem da região no exterior". Congratulou-se com o "galardão", sublinhando que as mudanças necessárias, para que venha a ser um pólo de excelência "não se verão amanhã, nem daqui a um ano, mas o Douro será certamente uma região de turismo do futuro".

Por seu turno, o secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, referiu que o facto de se ter feito o pedido à OMT "para fazer esta certificação é claramente um novo posicionamento de Portugal para enfrentar os próximos anos, o que passa por valorizar as novas centralidades turísticas em Portugal".

O governante salientou também a importância do aeroporto Francisco Sá Carneiro para o crescimento do turismo no Douro. E através do Plano de Investimentos será criado um posto de informação no aeroporto.

O presidente do Turismo de Portugal, Luís Patrão, defendeu a necessidade dos investidores privados apostarem no turismo da região, uma vez que "o Estado criou todas as condições para apoiar esse investimento".

em http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1056280

Sem comentários: